As Molas Kunas

As Molas Kunas

Os panos multicoloridos, comumente chamados de molas são costuradas pelas mulheres Kuna, fiéis depositárias e guardiãs das tradições e culturas de seu povo. São elas quem vestem as molas, consideradas por muitos um dos mais sofisticados e valorizados artesanatos latino-americanos.

As molas kunas são totalmente costuradas a mão. Utilizando uma técnica bastante complexa: é feita a sobreposição de capas de tecidos contrastantes devidamente costurados, com pespontos quase invisíveis acima do desenho previamente escolhido e recortado, dando origem a uma peça extraordinária de grande riqueza técnica, criatividade e estética em seus relevos.Elas são feitas por pares temáticos e aplicadas nas blusas que as mulheres vestem.

A elaboração de uma única mola pode demorar desde 30 horas a várias semanas, dependendo do grau de complexidade do desenho e da quantidade de capas utilizadas, o que agrega grande valor à peça final.

As figuras geométricas representam desde cenas mitológicas, como a criação do mundo, até cenas cotidianas, como a flora e a fauna da região onde vivem.

Segundo a mitologia Kuna, a Deusa Kabayaí ensinou as mulheres da comunidade o ofício de costurar suas vestes com a idéia de criar uma peça diferente e irrepetível, única e bela, para cada mulher. A partir daí as mulheres Kuna conservaram os valores e a tradição, com ma visão gráfica do mundo repleto de harmonia, beleza e cores.